quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Webfólio do município de Nova Soure-BA

     O presente webfólio tem como objetivo apresentar atividades desenvolvidas pelos professores alfabetizadores que participam da formação do PNAIC no município de Nova Soure-BA, para que estes sejam apreciados e comentados por outros profissionais da Educação,assim certamente contribuirá para a valorização e enriquecimento dos nossos trabalhos.
     Todavia formam coletados materiais desenvolvidos durante os momentos de formações, oriundos de reflexões de diversos temas como Alfabetização e Letramento, Gêneros textuais, O lúdico em sala de aula, Organização do trabalho pedagógico: Sequência didática e projeto didático, dentre outros.
      Desta forma, essas atividades foram executadas em sala de aula pelos professores alfabetizadores em escolas da rede pública municipal, em períodos variados no ano de 2013.

O projeto didático abaixo foi executado pela professora do 1º Ano do Ensino Fundamental I Maristela dos Reis Brito, na Escola Municipal Pingo de Gente, no período de 23 a 27 de setembro de 2013.

Escola  Municipal Pingo de Gente
Professora – Maristela dos Reis Brito Andrade
Publico Alvo- Estudantes do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental I
Duração- 5 Dias


Projeto didático: Plantas Medicinais
Objetivo Geral-
Valorizar as plantas medicinais encontradas no município de Nova Soure-BA, bem como  reconhecer a sua utilidade na cura de algumas doenças.
                      Objetivos específicos:
Identificar as partes de uma planta e como acontece seu ciclo de vida; Conhecer e valorizar a cultura local de tratamento medicinal com plantas;Ler textos instrucionais com compreensão;Reescrita de  textos instrucionais;Realizar análise estrutural e fonológica das palavras; Interpretar textos oralmente e iconograficamente;Identificar cores;Estimular o desenvolvimento da coordenação motora;Estimular atitudes de respeito à cultura local e à natureza;Fazer a correspondência entre número e numeral;Identificar locais na cidade onde podem ser encontradas plantas medicinais.
Produto Final
Degustação de chá no pátio da escola.

Áreas envolvidas-
Língua Portuguesa; Artes; Ensino Religioso; Educação física; Matemática; Ciências; Geografia e História.
                        Materiais Necessários
Cartaz, aparelho de som, cd, material do aluno,pincel,livro de história infantil, cartolina, tinta guache, papel sulfite e plantas medicinais.

Momentos planejados:
1º (23/09/13)Leitura da história infantil: Pingo –d’água da autora Eliana Sant’anna                                        ;Conversa dirigida sobre a história lida;Interpretação iconográfica no caderno;Brincadeira folclórica: Leitura das regras execução da brincadeira folclórica Chicotinho queimado;
2º (24/09/13) Leitura de texto: Chá de Erva Doce; Conversa dirigida sobre a utilização do chá de erva doce e sobre o gênero textual receita; Reescrita do texto Chá de Erva Doce;
3º(25/09/13) Análise de cartazes: Plantas medicinais e partes de uma planta; Conversa dirigida sobre o cartaz; Fazer análise estrutural e fonológica de palavras contidas no cartaz; Exercício escrito no caderno;
4º(26/09/13)Conversa dirigida sobre os lugares em nossa cidade, onde podemos encontrar plantas medicinais;Ilustrar alguns desses locais;Fazer uma lista  com nomes de plantas medicinais e numerar a quantidade de plantas que contém a lista;
5º(27/09/13) Cada estudante escolhe um planta medicinal trabalhada e faz o desenho dela e pintá-la; Degustação de chá no pátio da escola.



Avaliação:
 Será realizada mediante observações realizadas durante as atividades propostas, assim como o interesse e participação dos estudantes no decorrer do projeto.






Texto utilizado durante o projeto Plantas Medicinais  realizado pela professora do 1º Ano do Ensino Fundamental I Maristela dos Reis Brito, na Escola Municipal Pingo de Gente, no dia 24 de setembro de 2013.

                  CHÁ DE ERVA-DOCE
CHÁDE ERVA-DOCE DELICIOSO
RECEITA DE CHÁ DE ERVA-DOCE

INGREDIENTES:

1 COLHERDE CHÁ DE ERVA-DOCE
1 COLHER DE CHÁ DE AÇÚCAR
1 XÍCARA DE CHÁ DE ÁGUA

COMO PREPARAR:

COLOQUE A ÁGUA COM AS SEMENTES PARA FERVER POR CINCO MINUTOS, COE E ACRESCENTE O AÇÚCAR.
SIRVA EM SEGUIDA.


Atividade escrita utilizada durante o projeto Plantas Medicinais realizado pela professora do 1º Ano do Ensino Fundamental I Maristela dos Reis Brito,na Escola Municipal Pingo de Gente, no dia 25 de setembro de 2013.











ESCOLA MUNICIPAL  PINGO  DE  GENTE
ESTUDANTE:___________________________________
PRÓ:____________________________ANO:__________                                   

CHÁ:_________________________   
                                                                 



INGREDIENTES:
________________________________________
________________________________________
_______________________________________
________________________________________
COMO PREPARAR:
________________________________________

____________________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________            
___________________________________________________________












Texto utilizado durante o projeto Plantas Medicinais realizado pela professora do 1º Ano do Ensino Fundamental I Maristela dos Reis Brito,na Escola Municipal Pingo de Gente, no dia 25 de setembro de 2013.




                                  Brincadeira Chicotinho Queimado

       É feito uma roda com as crianças agachadas, uma outra criança roda o círculo por fora com um chicotinho. Em círculo, todas as crianças batem palmas e cantam: "chicotinho queimado, custa dois cruzados, quem olhar pra trás ganha chinelada..." A criança que circula pelo lado de fora deixa o chicotinho por trás de uma das crianças da roda. Se esta criança não perceber que o chicotinho está atrás dela  terá como castigo, chicotadas leves no bumburn. Caso perceba, apanha o chicotinho e corre atrás de quem deixou cair o chicotinho até que ela escape e volte ao seu lugar na roda. E assim reinicia a brincadeira, até que todos participem.

Foto do cartaz utilizado durante o projeto Plantas Medicinais realizado pela professora do 1º Ano do Ensino Fundamental I Maristela dos Reis Brito,na Escola Municipal Pingo de Gente, no dia 24 de setembro de 2013.

Foto do cartaz









A Sequência didática abaixo foi executada pela professora do 1º Ano do Ensino Fundamental I Maria Neide de Santana, na Escola Municipal Pingo de Gente,no período de 16 a 20 de setembro de 2013.

Escola Municipal pingo de Gente
Professora: Maria Neide de Santana 
        Sequência didática: Animais encontrados no Município de Nova Soure-BA
Objetivos:Identificar os animais encontrados no município de Nova Soure-BA;
Conscientizar os estudantes sobre a preservação dos animais;
Identificar semelhanças e diferenças entre os animais;
Realizar a interpretação de texto oral e iconográfica;
Resgatar a cultura folclórica;
Identificar o gênero textual Lista.

Conteúdos: Animais.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental.
Tempo estimado: 5 dias.
Material necessário: Livro de história infantil,material do aluno,cartaz,lápis de cor,tesoura e palitos de picolé.

Desenvolvimento:
1º (16/09/13)-Leitura do texto no cartaz Vamos Passear no Bosque;Conversa dirigida sobre a leitura do cartaz;Leitura das regras da brincadeira folclórica: Vamos passear no bosque:Execução de brincadeira Vamos passear no bosque;Conversa dirigida sobre a brincadeira.
2º-(17/09/13)Conversa dirigida sobre o animal LOBO e outros animais.
3º-(18/09/13) Leitura da história Beijo de bicho; Conversa dirigida sobre os animais que são encontrados no município de Nova Soure-BA; Escrita  de lista com nomes de animais;Realização de análise estrutural e fonológica de palavras contidas na lista.
4º- (19/09/13)Conversa dirigida sobre os animais encontrados no município; Ilustração dos animais citados durante a conversa.
5º -(20/09/13) Conversa dirigida sobre os animais ameaçados de extinção:Confecção de máscaras de animais.
 Avaliação
Será realizada mediante participação e interesse dos estudantes durante a excussão das atividades propostas.






Cartaz utilizado durante a execução da sequência didática realizada pela professora do 1º Ano do Ensino Fundamental I Maria Neide de Santana, na Escola Municipal Pingo de Gente,no dia  16 de setembro de 2013.

Cartaz Vamos passear no bosque






Atividade escrita utilizada durante a execução da sequência didática realizada pela professora do 1º Ano do Ensino Fundamental I Maria Neide de Santana, na Escola Municipal Pingo de Gente,no dia  18 de setembro de 2013.




ESCOLAMUNICIPAL  PINGO  DE  GENTE
ESTUDANTE:___________________________________
PRÓ:____________________________ANO:__________                                   
       
                       ATIVIDADE GENIAL!
             
                      ______________________________
1-_____________________________________________
2-______________________________________________
3-______________________________________________
4_______________________________________________
5-______________________________________________
6-______________________________________________
7-______________________________________________
8- ______________________________________________
9-______________________________________________
10-_____________________________________________

Relato escrito feito pela professora do 1º Ano do Ensino Fundamental I Maria Neide de Santana,sobre a da sequência didática realizada na Escola Municipal Pingo de Gente,no período de 16 a 20 de setembro de 2013.


A atividade foi aplicada na Escola Municipal Pingo de Gente,na turma da professora Maria Neide de Santana,com 22 alunos,na turma de 1º Ano do Ensino Fundamental.Primeiro foi lido o texto Vamos Passear no Bosque,onde perguntei se eles conheciam essa brincadeira Pega-pega,  depois fomos brincar.
Após a execução da brincadeira, fiz questionamentos como:Qual o animal que aparece na brincadeira?No nosso município tem esse animal?Quais animais podemos encontrar em Nova Soure?.Foi um momento importante para identificar quais os conhecimentos prévios dos alunos sobre os animais que vivem em nosso município.Sendo assim,essa sequência contemplou três componentes curriculares:Língua Portuguesa,Ciências e História.
       Em outro momento foi lida a história Beijo de Bicho,com nomes de alguns animais,onde eles iriam ouvir e depois dizerem quais animais presentes na história lida podemos encontrar no município.Logo após,os alunos iriam escrever uma lista com nomes de animais  encontrados na história e também em nosso município.Depois foi feita a análise estrutural e fonológica das palavras contidas na lista.
       Posteriormente, foi realizada a atividade onde os alunos desenharam animais existentes no município e que não apareceram na história lida.
       Creio que essa sequência didática Animais encontrados no Município de Nova Soure-BA, permitiu conscientizar os alunos sobre a importância da preservação dos animais existente no município.





Nenhum comentário:

Postar um comentário