sábado, 28 de setembro de 2013

PROJETO DE LEITURAE ESCRITA

PROJETO DE LEITURAE ESCRITA
Elaboração: Patrícia Santana da Silva


"Era uma vez... um sonho...
...o sonho de manter acesa a chama vibrante, intensa e colorida da infância. Um tempo marcado pelo encantamento da atmosférica onírica que rege a primeira e mais importante fase de nossas vidas.Uma época singular,rica pessoal e intransferível..."
"Pedagogia do Amor"
Gabriel Chalita




  ESCOLA MUNICIPAL PINGO DE GENTE
  PROFESSORA PATRICIA SANTANA DA SILVA
  PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
  DURAÇÃO UM MÊS
  ORIENTADORA DE ESTUDOS MARIA LÚCIA AMARO DOS SANTOS ARAGÂO

INTRODUÇÃO

As histórias fazem parte da nossa cultura desde os primórdios dos tempos, e contar histórias é a mais antiga das artes,uma vez que o hábito de ouvi-las e de contá-lastem inúmeros significados, que se tornam fundamentais para o desenvolvimento da imaginação, capacidade de ouvir o outro, se expressar econstruir laços afetivos.
A contação de histórias é um momento mágico que envolve a todos queestão nesse momento de fantasia. Ao contar histórias o educador estabelece com o educando um vinculo de afetividade que os remete à época dos antigos contadores que,ao redor do fogo, contavam a uma plateia atenta as histórias, costumes e valores doseu povo. Desse modo, a narrativa se constitui em uma forma de expressão e comunicação entre os indivíduo se faz parte da vida da criança desdeos seus primeiros anos de vida.
  Desse modo, a literatura infantil revela-se, como uma linguagem estética que estimula a         vivência de experiências sociais diversas, afetividade e interação com outro.

[...], a literatura amplia e enriquece a nossa visão da realidade de um modo específico. Permite ao leitor a vivência intensa e ao mesmo tempo a contemplação crítica das condições e possibilidades da existência humana. [...] A Literatura é o lugar privilegiado em que a experiência ‘vivida’ e a contemplação crítica coincidem num conhecimento singular, cujo critério não é exatamente a ‘verdade’ e sim a ‘validade’ de uma interpretação profunda da realidade tornada em experiência (CUNHA, 2002, p. 57).

Nesse contexto, a literatura infantil é mais uma forma de ampliar e enriquecer a visão de mundo das crianças estimulando a partir da leitura desenvolver a imaginação e fantasia, aguçar a curiosidade, conhecer novas experiências sociais e dessa forma tornar a aprendizagem algo significativo. A literatura trabalha com acontecimentos típicos da infância como medo, curiosidade, a dor, carinho e dentro desse contexto as crianças vão ganhando mais conhecimento sobre sie o mundo que as cerca.
 As histórias da Literatura infantil lidam com as emoções, com o prazer, com o espírito lúdico  dos leitores/ouvintes, estimulando a imaginação, facilitando o diálogo com o texto sobre a   realidade. Dessa forma, entende-se que:

[...] suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação
a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões
(como as personagens fizeram). É uma possibilidade de descobrir o
mundo imenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos
nos vivemos e atravessamos (ABRAMOVICH, 1998, p.17)

 Nesse sentido a autora ressalta o papel da literatura como forma de viver outras experiências e  encontrar no faz de conta respostas para as inúmeras indagações que permeiam a vida e  ações cotidianas.Assim, os contos se configuram como textos que fascinam as pessoas  propiciando momentos de interação ,fantasia e interesse pela leitura.

É importante para a formação de qualquer criança ouvir
muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem
para ser um bom leitor, e ser leitor é ter caminho
absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do
mundo.”(ABRAMOVICH, 1993, p. 16).

 Por isso, é fundamental propiciarmos a familiaridade das crianças com as Histórias e a       ampliação de seu repertório. Porém, só é possível por meio do contato regular das crianças com os textos, desde o inicio da escolaridade, e de sua participação frequente em situações de conto e leitura. Nesse sentido, Criar um ambiente alfabetizador requer a construção de um ambiente repleto de ações que estimulem a pratica da leitura e da escrita onde estas, sejam realizadas diante das crianças e com as crianças.


JUSTIFICATIVA
A leitura é um instrumento fundamental para o desenvolvimento social e cultural, propicia ao ser humano apreender o mundo que o cerca, transmitir mensagens, expressar e defender suas opiniões. Nesse sentido, o projeto Histórias encantadas propõe difundir a literatura e as histórias populares na escola tendo por finalidade incentivar a contação de histórias como também despertar na criança o interesse pela leitura desde a infância. O público-alvo compõe-se de alunos do segundo ano Ensino Fundamental anos iniciais, pois entende-se que    a literatura é a ponte entre o real e o imaginário, auxiliando  as crianças dessa faixa etária na elaboração de seus sentimentos, por abordar problemas universais e de seu cotidiano.
Este projeto também privilegia o contador de histórias que vive adormecido dentro de nós, para que comece com a magia das histórias, alimentar a imaginação do seu ouvinte/leitor com o intuito de levá-lo a viajar pelo universo fantástico e inesquecível dos contos, do qual ele sempre sai enriquecido e dono de vivencias e emoção. Nessa perspectiva, o projeto em questão visa fomentar na criança o prazer em ler e conseguir transmitir ao outro o que leu, ampliar o contato com os diversos gêneros textuais, e dessa forma, facilitar a apropriação do código linguístico dentro de uma proposta interdisciplinar que propiciará aos educandos ampliar seus conhecimentos e tornar sua aprendizagem significativa. Assim, o livro deve ser apresentado com dimensão do prazer e da alegria, para que as crianças percebam que ler é uma viagem maravilhosa e proporciona um vasto caminho de descobertas. 

OBJETIVO GERAL:
Suscitar no educando o interesse pela Literatura infantil, para que sinta prazer em ler, ouvir e contar histórias.

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Fomentano educando o hábito e prazer pela leitura.
·         Propiciar situaçõesem que possam desenvolver a imaginação, fantasia e criatividade.
·         Desenvolver estratégias de compreensão de texto.
·         Dramatizar histórias ouvidas e contadas.
·         Promover a interação do grupo por meio da literatura infantil;
·         Desenvolver a concentração e oralidade;
·         Contar e recontar histórias utilizando a linguagem oral e escrita;
·         Observar a função sociale características dos contos e outros gêneros textuais;

·         Refletir sobre o sistema de escrita alfabética.

·         Identificar elementos do texto narrativo,como:Personagens,trama,desfecho.
·         Criar o hábito de pesquisar em fontes diversas.
·         Identificar transformações nos hábitos e atividades dos indivíduos com o passar do tempo.
·         Perceber que existem muitas situações que desrespeitam os direitos da criança.
·         Ordenar logicamente os fatos de uma narrativa.
·         Identificar a utilidade dos alimentos de origem vegetal.
·         Produzir textos coletivos e individuais.
·         Desenvolver a competência artística através de teatro,artes visuais e música.

Áreas do conhecimento envolvidas:
Língua portuguesa
Ciências
Geografia
  História
  Artes

DURAÇÃO: O projeto terá a duração de um mês,com inicio dia 23/09/2013 e término dia 23/10/2013,sendo que o mesmo está organizado nas seguintes etapas:

1ª ETAPA:
 Apresentação com teatro de fantoches do conto “Chapeuzinho Vermelho”
 Em uma roda de conversa fazer o levantamento dos contos preferidos de cada criança.    Perguntar o que é um conto e qual sua função.Na sequência, apresentaro projeto para a turma, enfatizando o que é contar e ler históriase qual a importância dessas práticas em nossas vidas. Logo após, Proporuma oficina de leitura e contação de histórias disponibilizando vários textos e livros de literatura infantil para que as crianças possam ler e manuseá-los.
  No primeiro momento da oficina, organizar as crianças em grupo se explicar sobre o trabalho que será realizado. No segundo momento pedir que escolham uma caixa enfeitada, na qual estará uma história, avental com deboches ou poesia. Terceiro momento será as apresentações de forma contada ou lida.

2ª ETAPA
Proporaos estudantes uma pesquisa sobre quais contos literários conhecem.Solicitando que levem uma folha para casa e façam uma lista dos contos conhecidos.
Para socializar a pesquisa faremos uma lista coletiva em papel metro com os títulos dos contos anotados pelos educandos que será expostana sala.

3ª ETAPA
Organizar situações diárias com rodas de leitura ou contação de histórias realizadas pelos educandos ou educador.
Desenvolver atividades que contemplemos eixos de língua portuguesa elencados abaixo:
Leitura: A partir da leitura dos contos infantis e gêneros textuais diversos:
Oralidade-Promover rodas de conversas, reconto oral,leitura e contação de historias.
Produção Textual: Oseducandos poderãoproduzir outros textos usando o que foi lido, em forma de reconto (reescrita);Como também fazer listas contendo os títulos dos contos conhecidos da turma e escrita espontânea de outros gêneros.

 Como sugestões de atividades, podem-se trabalharos seguintescontos:


Cinderela (CharlesPerrault)
Apresentar o conto no momento da leitura para deleite, conversar sobre o autor, tipo de texto, assunto abordado na história, em seguida convidar os educandos para assistir um vídeo sobre o conto estudado. Após, solicitar que ordenem a sequencia dos fatos no conto sugerido no livro didático (PNLD) e em seguida façam a reescrita de um trecho da história observando a ilustração.
Retomar a história, questionar sobre a carruagem da cinderela e propor uma pesquisa em grupo no dicionário sobre o significado da abóbora e a partir das conclusões elaborar um cartaz como significado e utilidades desse legume.
Em outro momento, fazer a partir do conto estudado um comparativo dos hábitos, costumes e papel da mulher na sociedade antigamente e hoje.
A festa no céu (Domíniopúblico)
Fazer a contação da história a partir do avental com dedoches: Em uma roda de conversa falar sobre o assunto tratado no texto como:Qual o motivo da festa? O que os animais precisavam levar para entrar na festa? O que aconteceu no final da história?E depois propor a confecção de um convite para a festa explorando a função e características desse gênero textual.
A caixa Maluca (Flávia Muniz)
 Antes da leitura, apresentar o livro, explorar a capa, ilustração e falar sobre aautora, em seguidamostrar uma caixa surpresa com os bichos da história e perguntar sobre o que imaginam que existe dentro dela, a medida que forem levantando as hipóteses será registrado na lousa formando uma lista de palavras.
Após o conto confrontar as hipóteses com o texto lido e pedir que comentem sobre a ideia principal do texto. Questionar sobre qual animal na opinião deles deveria ter ficado com a caixa em seguida revelar a surpresa e a medida que for retirando  os bichos da caixa perguntar se ele faz parte da historia ou não.
Em seguida entregar uma folha com caça- palavras para que encontrem os nomes dos animais da história e escrevam seus respectivos nomes.
Organizar a turma em grupos e propor que cada um confeccione sua caixa maluca, revestindo-a com papel colorido, recorte de revistas e após a confecção apresentar para a classe as produções, os demais deverão adivinhar o que tem dentro e o grupo que adivinhar receberá a caixa de presente.

Telefone sem fio (IlanBrenmaneRenatoMoriconi)obras complementares
Apresentar o livro tecendo comentários sobre o que eles observam na capa em seguida falar que essa história será lida através das imagens.
Mostrar as páginas e pedir que observemcada cena e comentem o que imaginam que os personagens estão falando.
Na sequencia questionar sobre o assunto tratado na história,se conhecem a brincadeira do telefone sem fio e se ela é antiga ou atual.
 Propor a realização da brincadeira fazendo a leitura coletiva das regras em cartaz, em seguidarealizar a brincadeira. Logo após, solicitar que façam um desenho para ilustrar a parte da que mais gostaram.

Joao e Maria (Michele de Souza Lima) tradução
Apresentar a história no momento da leitura para deleite, explorar a capa do livro, título, autor e ilustração, perguntar se já ouviram esse conto e o que imaginam que acontece na história, em seguida realizar a leitura e logo após, promover uma roda de conversa sobre o assunto do texto. Retomar oralmente com as criançasa história reconstruindo a sequencia lógica de ideias e destacando a estrutura de um conto. Propor individualmente a reescrita dahistória com outro final. Fazer a revisão da reescrita observando se os fatos da história foram escritos na sequência correta.Em seguida questionar sobre o que acontece com as crianças, por qual motivo elas ficaram sozinhas na florestae direcionar as discussõespara osdireitos da criança.

O casamento da Dona baratinha(Coleção Disquinho)
Organizar as crianças em círculo e apresentaro conto em áudio da coleção disquinho, em seguida promover uma roda de conversa sobre o assunto tratado na história. Solicitar que façam o reconto oral utilizando o “painel da dona baratinha” em que participarão da montagem de cada cena da história. pedir que  as crianças cantem a musica da baratinha todas as vezes que a personagem aparecer.
Apresentar um texto enigmático em papel metro e realizar a leitura coletiva, na sequência pedir que escrevam o texto no caderno substituindo as figuras pelas palavras correspondentes.
Convidar as crianças para participarem da brincadeira “A trilha dos Bichos”, explicar as regras e realizar a brincadeira.

4ª ETAPA:
Diariamente cada criança levará para casa uma sacola com umlivro de seu interesse  e uma ficha de registros. No dia seguinte a criança realizará a socialização do conto para a turma em uma rodade reconto, apresentando para a classe o livro que leu e o seu registro com ilustração.

5ª ETAPA:
  Propor a Confecção de um livro da turma coma coletânea de todos os contos lidos pelos educandos.

PRODUTO FINAL
O projeto será finalizado com a escolha de umconto lido para dramatizar, utilizando máscaras e cenário.

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizadade forma processual a partir da observação direta,participação, interação, socialização desenvolvimento e aprendizado da leitura e escrita.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Livros de literatura infantil,fantoches, CD, deboches,avental ,tapete ,sacola de leitura ,caixas de  sapato ,papel metro ,papel colorido, cartolina ,lápis de cor ,giz de cera,tesoura,cola,sucata...
REFERENCIAS
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione,
1998.
___________________. O Estranho mundo que se mostra às crianças. 5 ed. São Paulo:
Summus, 1993.
CHALITA, Gabriel. Pedagogia do amor: a contribuição das histórias universais para a formação de valores das novas gerações. São Paulo: Editora Gente, 2003.


CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. 18 ed. São Paulo:Ed Ática. 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário