PROJETO DE LEITURAE ESCRITA
"Era uma vez... um sonho...
...o
sonho de manter acesa a chama vibrante, intensa e colorida da infância. Um
tempo marcado pelo encantamento da atmosférica onírica que rege a primeira e
mais importante fase de nossas vidas.Uma época singular,rica pessoal e
intransferível..."
"Pedagogia do Amor"
Gabriel Chalita
Gabriel Chalita
ESCOLA MUNICIPAL PINGO DE GENTE
PROFESSORA PATRICIA SANTANA DA SILVA
PÚBLICO
ALVO: ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
DURAÇÃO UM MÊS
ORIENTADORA DE ESTUDOS MARIA LÚCIA AMARO DOS SANTOS ARAGÂO
INTRODUÇÃO
As histórias fazem parte da nossa
cultura desde os primórdios dos tempos, e contar histórias é a mais antiga das
artes,uma vez que o hábito de ouvi-las e de contá-lastem inúmeros significados,
que se tornam fundamentais para o desenvolvimento da imaginação, capacidade de
ouvir o outro, se expressar econstruir laços afetivos.
A contação de histórias é um momento
mágico que envolve a todos queestão nesse momento de fantasia. Ao contar
histórias o educador estabelece com o educando um vinculo de afetividade que os
remete à época dos antigos contadores que,ao redor do fogo, contavam a uma plateia
atenta as histórias, costumes e valores doseu povo. Desse modo, a narrativa se
constitui em uma forma de expressão e comunicação entre os indivíduo se faz
parte da vida da criança desdeos seus primeiros anos de vida.
Desse modo, a literatura infantil revela-se,
como uma linguagem estética que estimula a vivência de experiências sociais
diversas, afetividade e interação com outro.
[...],
a literatura amplia e enriquece a nossa visão da realidade de um modo
específico. Permite ao leitor a vivência intensa e ao mesmo tempo a
contemplação crítica das condições e possibilidades da existência humana. [...]
A Literatura é o lugar privilegiado em que a experiência ‘vivida’ e a
contemplação crítica coincidem num conhecimento singular, cujo critério não é
exatamente a ‘verdade’ e sim a ‘validade’ de uma interpretação profunda da
realidade tornada em experiência (CUNHA, 2002, p. 57).
Nesse contexto, a literatura infantil é
mais uma forma de ampliar e enriquecer a visão de mundo das crianças
estimulando a partir da leitura desenvolver a imaginação e fantasia, aguçar a
curiosidade, conhecer novas experiências sociais e dessa forma tornar a
aprendizagem algo significativo. A literatura trabalha com acontecimentos
típicos da infância como medo, curiosidade, a dor, carinho e dentro desse
contexto as crianças vão ganhando mais conhecimento sobre sie o mundo que as
cerca.
As histórias da Literatura infantil lidam com
as emoções, com o prazer, com o espírito lúdico dos leitores/ouvintes, estimulando a
imaginação, facilitando o diálogo com o texto sobre a realidade. Dessa forma, entende-se que:
[...]
suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação
a
tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões
(como
as personagens fizeram). É uma possibilidade de descobrir o
mundo
imenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos
nos
vivemos e atravessamos (ABRAMOVICH, 1998, p.17)
Nesse sentido a autora ressalta o papel da
literatura como forma de viver outras experiências e encontrar no faz de conta respostas para as
inúmeras indagações que permeiam a vida e ações cotidianas.Assim, os
contos se configuram como textos que fascinam as pessoas propiciando momentos de interação ,fantasia e
interesse pela leitura.
É
importante para a formação de qualquer criança ouvir
muitas
histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem
para ser
um bom leitor, e ser leitor é ter caminho
absolutamente
infinito de descoberta e de compreensão do
mundo.”(ABRAMOVICH,
1993, p. 16).
Por isso, é fundamental propiciarmos
a familiaridade das crianças com as Histórias e a ampliação de seu repertório. Porém, só é
possível por meio do contato regular das crianças com os textos, desde o inicio
da escolaridade, e de sua participação frequente em situações de conto e
leitura. Nesse sentido, Criar um ambiente alfabetizador requer a construção de
um ambiente repleto de ações que estimulem a pratica da leitura e da escrita onde
estas, sejam realizadas diante das crianças e com as crianças.
JUSTIFICATIVA
A leitura é um instrumento fundamental
para o desenvolvimento social e cultural, propicia ao ser humano apreender o
mundo que o cerca, transmitir mensagens, expressar e defender suas opiniões.
Nesse sentido, o projeto Histórias encantadas propõe difundir a literatura e as
histórias populares na escola tendo por finalidade incentivar a contação de
histórias como também despertar na criança o interesse pela leitura desde a
infância. O público-alvo compõe-se de alunos do segundo ano Ensino Fundamental
anos iniciais, pois entende-se que a literatura
é a ponte entre o real e o imaginário, auxiliando as crianças dessa faixa etária na elaboração
de seus sentimentos, por abordar problemas universais e de seu cotidiano.
OBJETIVO
GERAL:
Suscitar no educando o interesse pela Literatura
infantil, para que sinta prazer em ler, ouvir e contar histórias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Fomentano educando o hábito e prazer pela
leitura.
·
Propiciar situaçõesem que possam desenvolver
a imaginação, fantasia e criatividade.
·
Desenvolver estratégias de compreensão de
texto.
·
Dramatizar histórias ouvidas e contadas.
·
Promover a interação do grupo por meio da
literatura infantil;
·
Desenvolver a concentração e oralidade;
·
Contar e recontar histórias utilizando a
linguagem oral e escrita;
·
Observar a função sociale características dos
contos e outros gêneros textuais;
·
Refletir sobre o sistema de escrita alfabética.
·
Identificar elementos do texto narrativo,como:Personagens,trama,desfecho.
·
Criar o hábito de pesquisar em fontes
diversas.
·
Identificar transformações nos hábitos e
atividades dos indivíduos com o passar do tempo.
·
Perceber que existem muitas situações que
desrespeitam os direitos da criança.
·
Ordenar logicamente os fatos de uma
narrativa.
·
Identificar a utilidade dos alimentos de
origem vegetal.
·
Produzir textos coletivos e individuais.
·
Desenvolver a competência artística através
de teatro,artes visuais e música.
Áreas do conhecimento
envolvidas:
Língua
portuguesa
Ciências
Geografia
História
Artes
1ª ETAPA:
Apresentação com teatro de fantoches do conto
“Chapeuzinho Vermelho”
Em uma roda de conversa fazer o levantamento
dos contos preferidos de cada criança. Perguntar o que é um conto e qual sua função.Na
sequência, apresentaro projeto para a turma, enfatizando o que é contar e ler
históriase qual a importância dessas práticas em nossas vidas. Logo após,
Proporuma oficina de leitura e contação de histórias disponibilizando vários
textos e livros de literatura infantil para que as crianças possam ler e manuseá-los.
No primeiro momento da oficina, organizar as
crianças em grupo se explicar sobre o trabalho que será realizado. No segundo
momento pedir que escolham uma caixa enfeitada, na qual estará uma história,
avental com deboches ou poesia. Terceiro momento será as apresentações de forma
contada ou lida.
2ª ETAPA
Proporaos
estudantes uma pesquisa sobre quais contos literários conhecem.Solicitando que
levem uma folha para casa e façam uma lista dos contos conhecidos.
Para socializar a pesquisa faremos uma
lista coletiva em papel metro com os títulos dos contos anotados pelos educandos
que será expostana sala.
3ª
ETAPA
Desenvolver atividades
que contemplemos eixos de língua portuguesa elencados abaixo:
Leitura: A partir da leitura dos contos infantis e
gêneros textuais diversos:
Oralidade-Promover rodas de conversas, reconto oral,leitura
e contação de historias.
Produção Textual: Oseducandos poderãoproduzir outros textos usando o
que foi lido, em forma de reconto (reescrita);Como também fazer listas contendo
os títulos dos contos conhecidos da turma e escrita espontânea de outros
gêneros.
Como sugestões de atividades, podem-se
trabalharos seguintescontos:
Cinderela (CharlesPerrault)
Apresentar o conto no momento da leitura para deleite, conversar sobre o
autor, tipo de texto, assunto abordado na história, em seguida convidar os
educandos para assistir um vídeo sobre o conto estudado. Após, solicitar que
ordenem a sequencia dos fatos no conto sugerido no livro didático (PNLD) e em
seguida façam a reescrita de um trecho da história observando a ilustração.
Retomar a história, questionar sobre a carruagem da cinderela e propor
uma pesquisa em grupo no dicionário sobre o significado da abóbora e a partir
das conclusões elaborar um cartaz como significado e utilidades desse legume.
Em outro momento, fazer a partir do conto estudado um comparativo dos
hábitos, costumes e papel da mulher na sociedade antigamente e hoje.
A festa no céu (Domíniopúblico)
Fazer a contação da história a partir do avental com dedoches: Em uma
roda de conversa falar sobre o assunto tratado no texto como:Qual o motivo da
festa? O que os animais precisavam levar para entrar na festa? O que aconteceu
no final da história?E depois propor a confecção de um convite para a festa
explorando a função e características desse gênero textual.
A caixa Maluca (Flávia Muniz)
Antes da leitura, apresentar o livro,
explorar a capa, ilustração e falar sobre aautora, em seguidamostrar uma caixa
surpresa com os bichos da história e perguntar sobre o que imaginam que existe
dentro dela, a medida que forem levantando as hipóteses será registrado na lousa
formando uma lista de palavras.
Após o conto confrontar as hipóteses com o texto lido e pedir que
comentem sobre a ideia principal do texto. Questionar sobre qual animal na
opinião deles deveria ter ficado com a caixa em seguida revelar a surpresa e a
medida que for retirando os bichos da
caixa perguntar se ele faz parte da historia ou não.
Em seguida entregar uma folha com caça- palavras para que encontrem os
nomes dos animais da história e escrevam seus respectivos nomes.
Organizar a turma em grupos e propor que cada um confeccione sua caixa maluca,
revestindo-a com papel colorido, recorte de revistas e após a confecção
apresentar para a classe as produções, os demais deverão adivinhar o que tem
dentro e o grupo que adivinhar receberá a caixa de presente.
Telefone sem fio (IlanBrenmaneRenatoMoriconi)obras
complementares
Apresentar o livro tecendo comentários sobre o que eles observam na capa
em seguida falar que essa história será lida através das imagens.
Mostrar as páginas e pedir que observemcada cena e comentem o que imaginam
que os personagens estão falando.
Na sequencia questionar sobre o assunto tratado na história,se conhecem a
brincadeira do telefone sem fio e se ela é antiga ou atual.
Propor a realização da brincadeira
fazendo a leitura coletiva das regras em cartaz, em seguidarealizar a brincadeira.
Logo após, solicitar que façam um desenho para ilustrar a parte da que mais gostaram.
Joao e Maria (Michele de Souza Lima) tradução
Apresentar a história no momento da leitura para deleite, explorar a capa
do livro, título, autor e ilustração, perguntar se já ouviram esse conto e o
que imaginam que acontece na história, em seguida realizar a leitura e logo
após, promover uma roda de conversa sobre o assunto do texto. Retomar oralmente
com as criançasa história reconstruindo a sequencia lógica de ideias e
destacando a estrutura de um conto. Propor individualmente a reescrita dahistória
com outro final. Fazer a revisão da reescrita observando se os fatos da história
foram escritos na sequência correta.Em seguida questionar sobre o que acontece
com as crianças, por qual motivo elas ficaram sozinhas na florestae direcionar
as discussõespara osdireitos da criança.
O casamento da Dona baratinha(Coleção Disquinho)
Organizar as
crianças em círculo e apresentaro conto em áudio da coleção disquinho, em
seguida promover uma roda de conversa sobre o assunto tratado na história.
Solicitar que façam o reconto oral utilizando o “painel da dona baratinha” em
que participarão da montagem de cada cena da história. pedir que as crianças cantem a musica da baratinha
todas as vezes que a personagem aparecer.
Apresentar um
texto enigmático em papel metro e realizar a leitura coletiva, na sequência
pedir que escrevam o texto no caderno substituindo as figuras pelas palavras
correspondentes.
Convidar as
crianças para participarem da brincadeira “A trilha dos Bichos”, explicar as
regras e realizar a brincadeira.
4ª ETAPA:
Diariamente cada criança levará para casa uma sacola com umlivro de seu
interesse e uma ficha de registros. No
dia seguinte a criança realizará a socialização do conto para a turma em uma
rodade reconto, apresentando para a classe o livro que leu e o seu registro com
ilustração.
5ª ETAPA:
Propor a Confecção de um livro da turma coma
coletânea de todos os contos lidos pelos educandos.
PRODUTO FINAL
O projeto
será finalizado com a escolha de umconto lido para dramatizar, utilizando
máscaras e cenário.
AVALIAÇÃO
A avaliação
será realizadade forma processual a partir da observação direta,participação, interação,
socialização desenvolvimento e aprendizado da leitura e escrita.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Livros de literatura infantil,fantoches, CD,
deboches,avental ,tapete ,sacola de leitura ,caixas de sapato ,papel metro ,papel colorido,
cartolina ,lápis de cor ,giz de cera,tesoura,cola,sucata...
REFERENCIAS
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione,
1998.
___________________. O Estranho mundo que se mostra às crianças. 5 ed. São Paulo:
Summus, 1993.
CHALITA, Gabriel. Pedagogia do amor: a contribuição das histórias universais para a
formação de valores das novas gerações. São Paulo: Editora Gente, 2003.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática.
18 ed. São Paulo:Ed Ática. 2002.
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