sábado, 28 de setembro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Chapeuzinho Vermelho no Mundo da Imaginação

ESCOLA: Municipal Nossa Senhora de Fátima
PROFESSORA: Maria das Graças Gonzaga de Almeida
ORIENTADORA  PNAIC – Maristelma
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Chapeuzinho Vermelho no Mundo da Imaginação

OBJETIVOS:
 Desenvolver a capacidade de concentrar-se, de ouvir, de imaginar, de abstrair e apropriar-se do conto;
Desenvolver a oralidade e a criatividade;
Reconhecer valores éticos nos textos;
Explorar diferentes situações que favoreça o letramento;
Identificar o contexto em diferentes localidades;
Reconhecer diferentes tipos de guloseimas citados nos textos;

ÀREAS DO CONHECIMENTO:
Língua Portuguesa, Ciências, geografia, Artes e religião.

Conteúdos:
Textos Chapeuzinho Vermelho;
Receita
Produção oral e escrita
Linguagem oral e escrita
Valores
Conto Música (canção de Chapeuzinho)

ANO: 3º
TEMPO ESTIMADO: Três dias
MATERIAL NECESSÁRIO: lápis, borracha, caderno, papel, painel, uniforme, galhos de árvores, flores, TNT, docinhos, cesta, borboletas de papel, entre outros.

DESENVOLVIMENTO:
1ª etapa:
Leitura deleite – Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque, falar com a turma sobre o trabalho que será desenvolvido, ver o que a turma já sabe a respeito do tema, expor painel com quatro situações da história de Chapeuzinho Vermelho, fazer algumas intervenções sobre a leitura feita do texto Chapeuzinho Amarelo e comparar situações com a história do painel, ler texto dos irmãos Grimm, o qual vem falando dos valores como bondade e honestidade e por fim, o dever de casa será o texto de Charles Perrault – Chapeuzinho Vermelho, uma versão original para ler e escrever.

2ª etapa:
Leitura e interpretação oral sobre o texto que levaram para casa, feita pela professora e acompanhada pela turma, intervenções necessárias, dobradura de chapeuzinho e confecção de painel, escrita da canção de Chapeuzinho Vermelho seguida de um desenho criativo feito por cada aluno, ensaio da dramatização que irão apresentar e por fim o dever de casa: junto com a mamãe escrever uma receita  de algum docinho ou do bolo de chocolate que Chapeuzinho levava para a vovó.

3ª etapa:
Leitura de uma terceira versão do texto Chapeuzinho Vermelho, comparação das três versões,  escrita da  música de Chapeuzinho,  apresentação dos  personagens que são: o caçador(Jéferson), a vovó(Jamile), a mãe(Ellen), a Chapeuzinho(Alana), o lobo(Jonas) e a dramatização da história, que deu inspiração para fazer a reescrita, ou seja: uma nova versão.
AVALIAÇÃO: De caráter diagnóstico e formativo,pois visa compreender as crianças no seu modo de pensar e de resolver problemas, na participação, nos registros utilizados, nos avanços, nas dificuldades e na maneira de repensar as ações.

RELATO DAS ATIVIDADES:

Para dar início às atividades, fiz a leitura de um texto cujo tema foi Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque, o qual falava dos medos que a menina tinha e do principal deles, que era o medo do lobo mau. Dando continuidade, perguntei quem conhecia a história de Chapeuzinho Vermelho, questionei bastante e ouvir tudo que a turma sabia a respeito.
Falei sobre o trabalho que pretendia fazer e qual era o meu principal objetivo a respeito desse assunto e todos abraçaram a causa com muita alegria.
Dei início fazendo a leitura de um texto de Chapeuzinho Vermelho escrito pelos Irmãos Grimm, o qual retrata uma história sonhadora. Nesse texto, os autores dão muita importância a valores que vem se perdendo ao longo dos tempos, como exemplo, eles falam do amor que tanto a avó quanto outras pessoas tinham pela menina, o autor também fala de comportamento, de dar bom-dia, dizer muito obrigado, palavras que fazem toda a diferença. Expus um cartaz com quatro cenas, nas quais retratam toda a história em discussão e pude a partir dele, fazer questionamentos a respeito do que previamente eles já sabiam. Perguntei também se eles conheciam fatos diferentes dessa história em outros textos lidos por eles e eles disseram que não, que a história era essa, más que havia algumas palavras diferentes nas falas dos colegas, como exemplos, a tramela, em outros  maçaneta, fechadura, ou ainda quando o lobo morre e em outros textos  não morre.
Entreguei um texto de Charles Perrault para fazerem a leitura em casa, pedi também que escrevessem uma receita com a ajuda da mãe deles, de alguma guloseima das que a mãe de Chapeuzinho fazia.
No dia seguinte, cada aluno falou sobre o texto e sua indagação a respeito dos acontecimentos como o final trágico da história, demonstra a  diferença de um autor para outro e o que de fato aconteceu. Questionaram sobre a falta da mãe de Chapeuzinho nesse texto, porque em todos os outros textos ela é presença real. A família é o modelo de uma sociedade e esta se faz principalmente com a presença da mãe.
Foi confeccionado pela turma, um painel com dobraduras de Chapeuzinho e também fizeram a escrita da música (pela estrada afora eu vou tão sozinha...) e cantaram.
Trabalhamos um texto fatiado de Chapeuzinho no qual as equipes iriam organizar os parágrafos, começo, meio e fim. Após uma série de atividades, fomos dramatizar a história, ensaiando as falas, organizando o cenário que trouxe uma mensagem positiva a respeito da preservação do ambiente, no qual fica em evidência o lobo guará que está em extinção e o respeito aos animais através das borboletas que enfeitavam nosso cenário  e por fim, reescreveram uma nova versão com a participação de todos e eu (a pró Graça,) como escriba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário