sábado, 28 de setembro de 2013

PROJETO DIDÁTICO: DONA BARATINHA

ESCOLA MUNICIPAL ELIZEU FERREIRA
PROFESSORA – DULCICLEIDE BATISTA DOS SANTOS NASCIMENTO
PÚBLICO ALVO -  ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
ORIENTADORA DE ESTUDOS - MATISTELMA GONZAGA DOS REIS SILVA
ANO – 2013
TEMPO ESTIMADO: 7 AULAS
PROJETO DIDÁTICO: DONA BARATINHA

JUSTIFICATIVA:
O mundo literário é cheio de magia e trabalhar a ludicidade é um complemento para que as crianças venham refletir fazendo uma relação com esse mundo e o futuro proveniente de responsabilidade respeitando as diferenças.
A história de Dona Baratinha é uma reflexão do mundo real, ou seja, é um contexto que abrange uma historia de um casamento no mundo real contado de forma lúdica.
O conto da D. Baratinha é muito interessante, pois revelam traços de época,de como era escolhido à esposa para se casar. No entanto leva as crianças a fazer uma viagem ao mundo surreal, dento desse contexto pode sedestacar a diversidade de candidatos para se casar com dona Baratinha.
Através desse conto podem-se compreender quais os benefícios e os malefícios que esses animais podem causar ao ambiente em que vivemos.

OBJETIVO GERAL:
·        Estimular o gosto pela leitura e a compreensão do conto a ser abordado: Dona Baratinha.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos relacionadaà história da D. Baratinha;
·        Desenvolver o gosto pela leitura através do conto da D. Baratinha;
·        Contextualizar a história a partir das vivências dos alunos em família;
·        Ler para localizar informações explícitas no texto.
·        Aprofundar o conhecimento sobre o funcionamentodo sistema da escrita e na aquisição da leiturae da escrita convencional.
·        Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processode produção textual.
EIXOS DA LÍNGUA PORTUGUESA:
 Oralidade, Leitura, Produção Textual e Análise Linguística.

CONTEÚDOS:
Contos, Animais, Meio ambiente.
TEMPO ESTIMADO:
07 aulas.
RECURSOS:
Folhas de sulfite, cartolina, internet,caneta, lápis, computador, tnt, Eva, borracha, livros literários, data show, dvd, máquina fotográfica, cola, fita adesiva, lápis de cor...

METODOLOGIA:
1º MOMENTO:
·        Iniciar com uma Leitura rápida e não detalhadado conto Dona Baratinha;
·        Fazer intervenções buscando compreender se o conto é verdadeiro ou falso, visando os conhecimentos prévios de cada um.
·        Utilizar a lousa para colocar o título da história e sugerir que contribuam dizendo quem são os personagens e em seguida, contar de forma mais detalhada o conto de D. Baratinha.
·         Depois da leitura do livro, solicitar aos alunos que façam uma ilustração da parte da história que  mais gostaram.
·        Para casa pedir aos alunos que tragam de casa animais/personagens que fazem parte do conto da D. Baratinha;
2º MOMENTO:
·        Aprofundar os conhecimentos acerca da história construindo um mural literário com os personagens solicitados anteriormente aos alunos. Nesse momento circular pela sala fazendo as possíveis intervenções.
·        Resumir o texto, xerografar, distribuir entre os alunos e trabalhar a análise linguística: Qual era o desejo da D. Baratinha? O que ela achou que poderia realizar o seu desejo? Quais animais se candidataram a noivo e foram rejeitados? Por que a D. Baratinha não se casou? Vocês mudariam o final da história? Pedir que leiam suas respostas. Em seguida fazer a revisão coletiva solicitando que cada um apresente suas produções para toda a turma.
·        Para casa os alunos levam o texto e conta a história aos pais, e pedir para que eles confeccionem um desenho relacionado à história;



3º MOMENTO:
·        Para tornar a aula prazerosa, iniciar com a música “A Barata Mentirosa” Solicitar que façam a ilustração da música e em seguida que circulem e retirem do texto os nomes dos objetos presentes e formem frases com cada uma delas.
·        Para casa,os alunos serão divididos em trio será solicitado, que com a ajuda dos pais, construam um anúncio, informando a festa do casamento da D. Baratinha..
4º MOMENTO:
·        Trabalhar com o gênero Textual Lista, colar uma lista de brinquedos no caderno, para que o aluno tenha conhecimento sobre este gênero. Em seguida solicitar que formem grupos e que terão que construir uma lista com os nomes dos convidados que irão à festa do casamento de D. Baratinha e Dom Ratão
·        Terminando a lista, e em seguida ensaiaremos a dramatização da história da D. Baratinha.
·        Para casa cada aluno pesquisar quais os malefícios causados pelos ratos e pelas baratas.
5º MOMENTO:
·  Para a leitura deleite, ouvir a música “D. Baratinha” cantada por Eliana ( em anexo). Essa música ensaiar e fazer um coral.
·        Iniciar a aula com as informações sobre as doenças causadas pelos ratos e baratas propondo e possibilitando à turma as exposições das informações pesquisadas. Para complementar as informações passarei um vídeo informativo acerca do assunto. Dado essa reflexão, os alunos pesquisarão em revistas ou livros todos os animais-personagens e o descreverão como; Qual a sua utilidade, Se são mamíferos ou ovíparos, como são.
·        Selecionar alguns textos sobre os animais principais da história para ampliar as informações.  Antes da leitura conversar com eles onde foram encontrados os textos e perguntar se entenderam a mensagem do texto.
6º MOMENTO
·         Ornamentar a sala para receber os convidados, caracterizar os personagens da peça teatral e demais apresentações..
·        Apresentação da música “A barata mentirosa” através de uma roda cantada e interpretada..
·         Dramatização da história da D. Baratinha.
·        Para finalizar projeto passar um slide com algumas fotos da turma na produção dos trabalhos.

Avaliação:será realizada de acordo com as atividades realizadas, o empenho e a participação das crianças durante a execução do projeto.

MÚSICAS TRABALHADAS DURANTE O PROJETO

Dona Baratinha
Era uma vez uma baratinha
Que queria que queria se casar
Saiu voando procurando um barato
Mas um barato tá difícil de achar
Tchá Tchá Tchá TcháTchá Tchá
Quem quer casar com a dona baratinha
Que é bonitinha e tádoidinha pra casar
Também tem dinheiro na caixinha
E gosta muito de dançar o Tchá Tchá Tchá
Tchá Tchá Tchá Tchá Tchá

 


A Barata Diz Que Tem
A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah rara, iároró, ela tem é uma só !
A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah rara, Iururu, o pé dela é peludo !
A Barata diz que dorme numa colcha de cetim
É mentira da barata, ela dorme é no capim
Ah rara, rim rimrim, ela dorme é no capim!
A Barata diz que usa perfume de margarida
É mentira da barata, ela usa inseticida
Ah rara, ia roró, ela usa inseticida!
A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah rara , iururu, ela tem é casca dura!
A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah rara, ia roró, ela tem coco raspado!
A Barata diz que usa um produto da avon
É mentira da barata, ela usa detefon
Ah rara, ia roró, ela usa detefon!
A Barata diz que mora numa casa enfeitadinha
É mentira da barata, ela mora é na cozinha
Ah rara, ia roró, ela mora é na cozinha!
A Barata diz que tem hidromassagem na banheira
É mentira da barata, toma banho de goteira
Ah rara, ia roró, toma banho de goteira!
A Barata diz que foi num lugar muito maneiro
É mentira da barata, ela foi é no banheiro
Ah rara, ia roró, ela foi é no banheiro!
A Barata diz que tem uma coroa de rainha
É mentira da barata, ela só tem anteninha
Ah rara, ia roró, ela só tem anteninha!
A Barata diz que foi trabalhar num escritório
É mentira da barata, ela foi no mictório
Ah rara, ia roró, ela foi no mictório!
A Barata diz que tem uma capa de bolinha
É mentira da barata, a capa é da joaninha
Ah rara, ia roró, a capa é da joaninha!

A Barata diz que tem um sapato de fivela
É mentira da barata, o sapato é da mãe dela
Ah rá rá, oh róró, o sapato é da mãe dela

Um comentário: