Escola Municipal João
Domingos Filho
Professora: Lucineide dos Santos Muniz
Sequência Didática: Poluição
Orientadora de estudos: Maria Lúcia Amaro dos Santos
Aragão
Objetivos: A partir do tema Poluição: Refletir sobre o
funcionamento do sistema alfabético;
Criar frases coerentes com o Tema respeitando as regras
convencionais( início com letra maiúscula , espaçamento ...);
Identificar a silábica como unidade fonológica;
Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras;
Segmentar as palavras em sílabas;
Exercitar a expressão oral , escrita , criatividade e
imaginação;
Conteúdo: Leitura e escrita de palavras e frases; Poluição;
Reciclagem.
Ano: 2º
Tempo Estimado: Uma aula de 40 minutos, durante 04 dias consecutivos.
Material Necessário: Livro: Poluição tem solução; Papel ofício; Hidrocor;
Papel metro; Jornais, revistas, garrafa Pet, tesoura.
Desenvolvimento:
1ª etapa: 24/09/2013
- Apresentar o livro: A poluição tem solução do autor: Guca
Domencia.
- Fazer perguntas referentes às imagens da capa e sobre a
mensagem a ser transmitida (Leitura imagética/Conhecimento prévios dos alunos);
- Fazer a leitura da história, fazendo as pausas
necessárias;
- Pedir aos alunos que recontem oralmente a história;
- Fazer perguntas referentes ao papel de cada cidadão
para melhorar o meio em que convivemos (Escola, povoado, cidade...);
- Apresentar cartaz com o título: Poluição tem solução.
- Criar uma frase coletiva (Professor escriba);
- Individualmente cada aluno criar uma frase e faz uma
ilustração referente a mesma;
- Montagem do cartaz e socialização das produções;
Comentário: Os alunos
gostaram da história lida, ficaram muito entusiasmados durante a execução das
atividades, e conseguiram desenvolver as atividades propostas com a intervenção
do professor e dos alunos que já se encontram na fase alfabética.
2ª etapa: 25/09/2013
- Retomando a conversa sobre o que é poluição;
- Fazer perguntas sobre a composição da palavra: Quantas
letras e quantas sílabas?...
- Apresentar um banco de palavras sobre o Tema: Poluição
(Ex.: Fumaça, lixo...);
- Posteriormente
dividir a turma em duplas e distribuir as palavras do banco de dados em
envelopes, divididas em sílabas ex :( MA
- CA - FU) para fazerem a leitura das sílabas e montar
as palavras;
- Ao término, as duplas irão apresentar à turma a palavra
a qual descobriu, e depois irão receber um papel para escrever outras palavras
que comecem com a mesma sílaba;
- Leitura para a classe.
Comentário :
Trabalhar com sequência didática favorece uma aprendizagem contextualizada, não
fragmentada do conhecimento. A participação dos alunos é consideravelmente mais
ativa , e isso motiva o trabalho do professor.
3ª etapa:
26/09/2013
- Apresentar aos alunos outros textos retratando sobre o
Tema Poluição (Gêneros textuais);
- O professor faz intervenções referentes à organização e
estrutura do texto;
- Dividir a turma em grupos;
- Cada grupo vai escolher um texto apresentado (Ex.:
Informativo, literário ...);
- Selecionar palavras e/ou frases e escrever abaixo do cartaz;
- Socialização das produções;
- Convidar aos alunos a expor os textos no pátio da
escola e em seguida fazer uma breve exposição, para abordar sobre como podemos
contribuir para manter nossa escola limpa;
- Solicitar aos alunos para levar garrafa Pet.
Comentário : A princípio os alunos ficaram muito tímidos
ao apresentar o trabalho no pátio, mas as demais turmas ficaram atentos as
apresentações o que facilitou a exposição das atividades.
4ª etapa: 27/09/2013
- Fazer
perguntas aos alunos sobre os procedimentos desenvolvidos e os aprendizados
relacionados à temática;
- Levantar questionamentos de meios de amenizar ou
solucionar esse problema (Falar sobre reciclagem: antes a turma já trabalhou
com o assunto);
- Propor a turma para listrar as utilidades da garrafa
Pet (os alunos em grupo irão fazer uma lista);
- Socialização;
- Confecção de um brinquedo;
- Passeio na escola para expor os brinquedos.
Comentário : O desenvolvimento das atividades pensadas
aconteceram de acordo com o planejado ,
porém a próxima sequência a ser elaborada, será mais extensa, para priorizar
ainda mais o trabalho com a leitura e a escrita. Os alunos ao término das
atividades solicitaram a apresentação das fotografias no pátio da escola e,
também perguntaram qual a próxima leitura para deleite a ser trabalhada , sinal
do êxito do trabalho sequenciado.
Avaliação:
Através da participação no desenvolvimento da sequência,
bem como o registro escrito, exposição oral das atividades propostas dos
alunos.
Diariamente observar o desempenho dos educandos nos
trabalhos executados na classe e fazer os possíveis ajustes a fim de promover
uma aprendizagem mais significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário