Relato de experiência
Projeto Folclore
Escola Municipal Pingo de
Gente
Professora: Cláudia Cirlan
Xavier Cruz da Cunha
Turma: 3º ano – Vespertino
A experiência aqui relatada
teve como público-alvo alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola
Municipal Pingo de Gente, Nova Soure/BA. A seqüência de atividades apresentada
teve duração de 15 dias.
Priorizei a leitura fluente daqueles que já
lêem, consolidar a escrita de outros alunos por meio do trabalho com textos e
desenvolver conceitos, procedimentos e atitudes baseados na valorização do persentimento à cultura do nosso país e do respeito às diferenças, pois o
trabalho envolvendo o tema Folclore é riquíssimo para explorar vários gênero
textuais.
A primeira atividade foi uma roda de conversa
sobre alguns conceitos de Folclore, a cultura popular e a diversidade.
Questionei se eles já conheciam alguns
costumes e crenças populares como: as ervas medicinas que curam e os chás que
eles costumam tomar em casa com a família. Fiz a demonstração de algumas ervas
que temos na horta da Escola e pedir que trouxessem de casa para a próxima aula
algumas ervas do conhecimento deles e da família.
No dia seguinte montamos um cartaz
informativo com o nome das ervas e as indicações de uso. Além da exposição das
respectivas ervas, alguns alunos trouxeram saches de chás, onde valorizei a
atitude deles e fiz a exposição do natural e industrializado.
Logo em seguida optei por expor vários livros
de trava-línguas do acervo atual da sala e do acervo da Escola PNBE 2008, no
qual os alunos O Sapo Dentro de um Saco.
Fiz a leitura deleite, depois eles manusearam
o livro.
Dei continuidade nos dias seguintes a cada
dia leitura de um livro de trava-línguas. No decorrer das aulas os alunos
fizeram a escolha dos livros ou de algumas trava-línguas que queriam ilustrar e
ampliar as gravuras referente aos textos lidos e em dupla ilustraram e
escreveram com letra cursiva pequenos textos, alguns foram de pesquisas usados
de recorte.
Montamos um cartaz do Ninho de Mafagafos,
onde o aluno Aquim Natan fez questão de ilustrar.
O livro foi montado passo a passo com a
participação da turma. Livro de Trava-línguas, onde os autores foram os alunos
do 3º ano vespertino e todos assinaram os seus nomes.
Mas o projeto não se limitou só a construção
do livro, fiz questão de pesquisar juntamente com e expor várias lendas
folclóricas como: A Cuca, O Saci-pererê,
O Lobisomem A Iara, O Neguinho Pastoreio, O Boi tatá e o Boto Rosa.
Trabalhei com algumas manifestações
culturais: O Bumba meu boi e alguns ritmos brasileiros onde os alunos optaram
pelo Carimbo para a culminância do projeto e apresentaram em forma de dança
mais especificamente as meninas da turma. Os meninos optaram pela capoeira e o
aluno John Victor liderou como o mestre da Capoeira apresentando juntamente com
os colegas alguns passos, o batizado e aquecimento. Todos estavam
caracterizados e apresentaram com espontaneidade.
Foram apresentados textos como: adivinhas e
parlendas.
As adivinhas, os alunos escreveram e
ilustraram livremente a partir da exposição oral feita pela professora com
também do conhecimento prévio deles. Depois fiz a exposição de todas as
adivinhas no TNT fixado na parede da sala de aula.
Através do cartaz ilustrado da Parlenda Hoje
é Domingo... Trabalhei com rimas partindo da leitura da parlenda.
Enfim, os trabalhos concluídos nesse projeto
foi de suma importância no desenvolvimento da oralidade, da escrita produção
textual e exposição através das apresentações em palco além de contemplar os
direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização de componentes: Língua
portuguesa e história.
Vale ressaltar que os componentes
curriculares de Artes e Ed Física também foram contemplados neste projeto.
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