domingo, 6 de outubro de 2013

Relato de experiência: Projeto Folclore

                                              Relato de experiência
                                           Projeto Folclore

Escola Municipal Pingo de Gente
Professora: Cláudia Cirlan Xavier Cruz da Cunha
Turma: 3º ano – Vespertino

A experiência aqui relatada teve como público-alvo alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pingo de Gente, Nova Soure/BA. A seqüência de atividades apresentada teve duração de 15 dias.
  Priorizei a leitura fluente daqueles que já lêem, consolidar a escrita de outros alunos por meio do trabalho com textos e desenvolver conceitos, procedimentos e atitudes baseados na valorização do persentimento à cultura do nosso país e do respeito às diferenças, pois o trabalho envolvendo o tema Folclore é riquíssimo para explorar vários gênero textuais.
  A primeira atividade foi uma roda de conversa sobre alguns conceitos de Folclore, a cultura popular e a diversidade.
  Questionei se eles já conheciam alguns costumes e crenças populares como: as ervas medicinas que curam e os chás que eles costumam tomar em casa com a família. Fiz a demonstração de algumas ervas que temos na horta da Escola e pedir que trouxessem de casa para a próxima aula algumas ervas do conhecimento deles e da família.
  No dia seguinte montamos um cartaz informativo com o nome das ervas e as indicações de uso. Além da exposição das respectivas ervas, alguns alunos trouxeram saches de chás, onde valorizei a atitude deles e fiz a exposição do natural e industrializado.
  Logo em seguida optei por expor vários livros de trava-línguas do acervo atual da sala e do acervo da Escola PNBE 2008, no qual os alunos O Sapo Dentro de um Saco.
  Fiz a leitura deleite, depois eles manusearam o livro.
  Dei continuidade nos dias seguintes a cada dia leitura de um livro de trava-línguas. No decorrer das aulas os alunos fizeram a escolha dos livros ou de algumas trava-línguas que queriam ilustrar e ampliar as gravuras referente aos textos lidos e em dupla ilustraram e escreveram com letra cursiva pequenos textos, alguns foram de pesquisas usados de recorte.
  Montamos um cartaz do Ninho de Mafagafos, onde o aluno Aquim Natan fez questão de ilustrar.
  O livro foi montado passo a passo com a participação da turma. Livro de Trava-línguas, onde os autores foram os alunos do 3º ano vespertino e todos assinaram os seus nomes.
  Mas o projeto não se limitou só a construção do livro, fiz questão de pesquisar juntamente com e expor várias lendas folclóricas como: A Cuca,  O Saci-pererê, O Lobisomem  A Iara, O Neguinho Pastoreio, O Boi tatá e o Boto Rosa.
  Trabalhei com algumas manifestações culturais: O Bumba meu boi e alguns ritmos brasileiros onde os alunos optaram pelo Carimbo para a culminância do projeto e apresentaram em forma de dança mais especificamente as meninas da turma. Os meninos optaram pela capoeira e o aluno John Victor liderou como o mestre da Capoeira apresentando juntamente com os colegas alguns passos, o batizado e aquecimento. Todos estavam caracterizados e apresentaram com espontaneidade.
  Foram apresentados textos como: adivinhas e parlendas.
  As adivinhas, os alunos escreveram e ilustraram livremente a partir da exposição oral feita pela professora com também do conhecimento prévio deles. Depois fiz a exposição de todas as adivinhas no TNT fixado na parede da sala de aula.
  Através do cartaz ilustrado da Parlenda Hoje é Domingo... Trabalhei com rimas partindo da leitura da parlenda.
  Enfim, os trabalhos concluídos nesse projeto foi de suma importância no desenvolvimento da oralidade, da escrita produção textual e exposição através das apresentações em palco além de contemplar os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização de componentes: Língua portuguesa e história.

  Vale ressaltar que os componentes curriculares de Artes e Ed Física também foram contemplados neste projeto.

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