Escola Municipal
Pingo de Gente
Publico Alvo-
Estudantes do 1º,2º e 3º Ano do Ensino Fundamental I
Tempo estimado: De 18/08 à 30/08 - 15 dias letivos.
Ano - 2013
Projeto Folclore
INTRODUÇÃO
Todo e qualquer ser humano tem cultura. A
cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo
desde que nascemos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos
e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos,
e esses valores transmitidos por nosso grupo social é a nossa identidade.
E como o
folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo; toda pessoa é
um produtor de cultura e portanto um portador do folclore.
JUSTIFICATIVA
Considerando
que a Escola Municipal Pingo de Gente já desenvolve no mês de agosto o Projeto Folclore,
que é um macro projeto, uma vez que envolve todos os alunos e todas as turmas
do 1º,2º e 3º anos permitindo um trabalho interdisciplinar,envolvendo conhecimentos
de Língua Portuguesa,Matemática,Artes e História.
Esse Projeto
oportuniza resgatar nossa cultura, valores e garantir as tradições às futuras
gerações.
É importante
salientar que esse Projeto embora desenvolvido por toda escola, os registros e
relatos são apenas das turmas do 3º ano.
OBJETIVOS
·
Reconhecer e
divulgar a importância do Folclore;
·
Estimular e
desenvolver a imaginação e criação;
·
Desenvolver o
hábito de pesquisa;
·
Incentivar o gosto
pela leitura, arte, música e dança.
METODOLOGIA
As atividades
serão desenvolvidas em sala de aula de forma individual e coletiva. Os
estudantes irão expor seus conhecimentos prévios- pesquisarão manifestações
culturais,ilustrarão,farão reescritas e socializarão.
No final
montarão um livrão com essas atividades e serão expostas no pátio da escola,
haverá também apresentações feitas pelos alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será através de registro por parte do
Professor em sala de aula frente à participação de cada aluno seja de forma individual
ou coletiva, que propicie um conhecimento articulado e interdisciplinar.
O FOLCLORE NA ESCOLA
·
Eixo da Língua
Portuguesa:
__ Leitura, escrita, oralidade, produção Textual e
análise Linguística.
·
Áreas de Conhecimento: Língua Portuguesa,
Matemática, Artes e História.
·
Tema: O Folclore.
·
Tempo estimado: De
18/08 à 30/08 - 15 dias letivos.
·
Anos envolvidos: 1º
ao 3º ano do Ensino Fundamental I.
MATERIAIS DE APOIO
Livros do Acervo PNDE
Livros de Histórias Infantis
Livros didáticos
Revistas e livros usados
Som e CD
Lápis de cor/canetinhas hidrocor
Papel metro/papel ofício
Cola/tesoura
Máquina fotográfica
Quadro branco
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Matemática (Gráfico, passo a passo das brincadeiras, receitas,
trilha).
História (Tempo passado e presente, costumes).
Português (Oralidade, Produção escrita, leitura,
conhecimento linguístico).
Artes (Gravuras, ilustrações, fotografias...).
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA
Apresentação
do Projeto aos alunos com exposição do tema, combinando o que será aprendido, o
processo e o produto final.
Conversar informalmente sobre o Folclore e fazer
levantamento de
conhecimentos prévios sobre o tema.Pesquisar
informações necessárias para cada tópico escolhendo livros do acervo PNLD para
ser introduzido na temática.
2ª ETAPA
Trabalhar trava-línguas, adivinhas, provérbios, frases
de para-choque e parlendas. Fazer um levantamento desses conteúdos e os
conhecimentos prévios que a turma tem sobre o mesmo, pesquisar, socializar e
organizar fichas registros e leitura de cada um deles.
3ª ETAPA
Cantigas de roda - lendas e personagens, quadrinhas.
Escolha cantigas para fazer com as crianças. Faça uma votação e represente
através de gráfico qual foi a melhor cantiga entre as crianças. Escolha algumas
lendas e personagens para explorar e trabalhar o reconto com os estudantes.
Pesquise quadrinhas conhecidas socialize e registre.
4ª ETAPA
Brincadeiras e medicina popular. Pesquise brincadeiras
do folclore brasileiro. Deixe um momento para brincarem no final da aula.
Pesquise remédios caseiros, socialize e registre.
PRODUTO FINAL
Confecção de um livro por turma, a partir dos próprios
trabalhos e no ultimo dia haverá exposição e apresentações no pátio da escola.
Professoras do 3º ano que trabalharam com esse projeto:
Cláudia Cirlan Xavier da Cunha
Iraci Barreto Reis
Isanete Curcino de Carvalho
Kalianne Moreira de M.Reis Santana
Maria Gelúcia Almeida Saldanha Santos
Maria Leci do Nascimento Barros
Maria Luciana do Nascimento
Maria Tânia Oliveira Aragão
Referencias bibliográficas
·
TRAVADINHAS – Eva
Furnari, Editora Moderna PNBE 2008.
·
DE LETRA EM LETRA –
Bartolomeu Campos de Queirós – Editora Uno PNBE-2008.
·
ALFABETIZAÇÃO –
Livro do aluno/Ana Rosa Abreu... [ET al] Brasília FUNDESCOLA/SE F MEC 2000 3v
64p.n 1.
·
DEZ SACIZINHOS –
Tatiana Belinky FNDE 6º Ed. São Paulo – Paulinas 2007.
·
FOLCLORE – Contos e Contos – OLHO VIVO.
·
UM SAPO DENTRO DE
UM SACO/Marcos Mairton 2 ed – Fortaleza –Edições
Demócrito Rocha 2011.
·
RIMAS SABOROSAS – César Obeid 1º ed. São
Paulo- Moderna 2009.
·
CIRANDA –Arlene
Holanda – Fortaleza – Armazém da Cultura 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário